sábado, 20 de setembro de 2008

O Laçador

A capital dos gaúchos guarda uma figura mistica, O laçador. Inaugurada em 20 de setembro de 1958, a figura representa nosso emblema, nossa origens, sendo este o gaúcho.




A revolução de caráter republicano contra o governo imperial , resultou na declaração de independência como estado republicano, dando origem à República Rio-Grandense, este conflito reublicanos contra o Imperio, e´conhecido como Revolução Farroupilha, nossa guerra dos farrapos, o maior confronto armado do continente americano, influênciando o mesmo movimento em outras provincias do Imperio. No dia 20 de setembro de 1835, iniciou-se este ideal revolucionario.

"Quando o pago precisava de sustentar as fronteiras,foram eles que chegaram, manejando as bolhadeirasvieram tauras de respeito, que dexaram a familia.empenhando a propria lança em defesa farroupilha,veio homi de bombacha, veio homi de alpargaveio faca carneadera, veio adaga pura prata.pela nobreza da causa, a tropa foi engrossando,tres toque justo e perfeito, assegurava o comando.-quem tem batismo de fogo!? perguntava o coronela força toda avançava quase no mesmo tropel.velhos melenas tordilhas, gauchada temporona,toque de cavalaria tocado numa cordeona.o nego chico floreava, inimigo nao se topa,quem quizer ganhar galao venha pra frente da tropa.e os guinchos da cordeona, entretia quem peleavaquando o fogo embrabecia, o taura velho tocava.uma feita num repique de adaga, lança e facaoo gaiteiro largou a gaita, pra pelear por distraçao.saiu cortando cabeça, pescoço, lingua e gargantaquem semeia coisa ruim soh colhe aquilo que planta.saia fogo das ventas do nego velho gaiteiro,que nasceu pra ser farrapo do velho chao missioneiroainda existe quem diga que o compasso da vaneirafaz um piquete a cavalo sapatea numa trinchera!o nego chico flauteava que no passo do rosario,tocou tudo que sabia pra entreter o adversarioe la por la madrugada, jah quaje clareando o dia,um piquete de lanceiro acordava quem durmia.pra contar sobrou apenas a cordeona e o gaiteiro,tocando a mesma vaneira pra alegrar os companheiros.foram estes os malevas pegados a boleadeira,que chegaram de a cavalo pra engrossar as fileiras.templa antiga, de respeito, que nunca ninguem dobroue hoje, sao poucos que lembram, depois que tudo passou.". Defesa Farroupilha - Telmo de Lima Freitas

20 de setembro, dia do gaúcho.

Nenhum comentário:

Tamandaré Futebol de Campo

aqui é o berço do futebol amador.